Adriana Moll

Buscadora da verdade intrínseca a todos os seres da criação, inspirada e conduzida pela grandeza da Tradição Védica Indiana, pela Autocura e Autocultivo da beleza e da graça femininas que permeiam a mágica da Śakti Universal.
Harih Om

quinta-feira, 6 de outubro de 2016


Lakṣmī 

                              
    Harih OM                          
                           



Hoje é a última noite dedicada à Lakṣmī . Ela é uma das faces da deusa muito popular na mitologia hindu. É comumente retratada como uma bela mulher, com quatro braços, de pé ou sentada sobre uma flor de lótus rosa. Sua vestimenta é vermelha ou rosa pink e comumente em suas representações observam-se dois elefantes próximos à ela, ungindo-a com água. Aparece segurando em uma das mãos uma flor de lótus, junto a sua imagem é usual aparecerem cântaros que jorram moedas de ouro.

O  conhecimento é o caminho direto (mesmo comparado a qualquer outro meio como - oração, meditação, rituais, práticas de yoga, estilo de vida de yoga ou  mesmo dharma) para a obtenção desta plenitude ou “felicidade” que buscamos . 
Todas esses caminhos são sadhanas que contribuem para  a obtenção da completude, mas apenas o conhecimento da nossa real natureza, poderá trazer essa sensação de satisfação interna, de maneira a pacificar intimamente o coração humano.




Lakṣmī é o aspecto da Devī que governa todas as formas de prosperidade, riqueza e sucesso. A adoração à este aspecto de Śakti  ilumina os caminhos, trazendo os meios materiais e espirituais para a obtenção da clareza, necessária ao autoconhecimento.

Lakṣmī é consorte de Viṣṇu, o sustentador do universo, e o acompanha como sua consorte, cada vez que ele desce à terra como avatāra. 
É a personificação da beleza suprema, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna materiais e imateriais.

Sempre invocada por seus devotos por bençãos de amor, prosperidade, riqueza e poder. É considerada por alguns como o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e beleza.  A maior de suas bençãos, que é a grande riqueza que ela poderá nos conceder, é a luz do conhecimento que é capaz de destruir a escuridão da ignorância da nossa real natureza, ilimitada e sempre eterna. 
Percebendo isso, é possível enxergar no escuro da caverna do nosso coração, onde está sentada a verdade plena que é a realidade e a base do nosso “ser “, aquele que não é diferente ou afastado da essência que sustenta e mantêm o universo funcionando. 

Lakṣmī, também é conhecida como Śrī (a Radiante) e é vista na mitologia indiana como uma encarnação da graça, feminilidade, beleza e encanto. Ela é adorada como o aspecto da deusa como aquela que concede a libertação do ciclo de nascimentos e mortes. 

MANIFESTAÇÕES DA DEUSA 

Há um grupo de oito aspectos da Devī, conhecidas por Aṣṭalakṣmī, ou as oito manifestações de Lakṣmī. Elas representam oito formas de fortuna e prosperidade, demonstrando as capacidades  de Lakṣmī. 
As descrições sobre esse grupo de Aṣṭalakṣmī, divergem um pouco entre os grupos de estudiosos, e não há unanimidade entre os escritos ancestrais que falam destas oito formas.
Uma descrição usual do grupo de Aṣṭalakṣmi é esta: 


  • Vidyā Lakṣmī – Ela contêm a totalidade do conhecimento, tanto material quanto espiritual.
  • Dhānya Lakṣmī – Ela alimenta o mundo, nos abençoando com a fortuna das boas colheitas de grãos. 
  • Santāna Lakṣmī  - Ela protege toda a riqueza da família, principalmente as crianças.
  • Gaja Lakṣmī - Ela surge como Rainha Universal, com seus dois elefantes que atendem 
  • todas as preces e orações.
  • Ādi Lakṣmī - Ela é a Mãe Divina e fonte de todo o poder de Viṣṇu.
  • Vijaya Lakṣmī - Ela nos concede a vitória sobre obstáculos e problemas (vitória também 
  • no trabalho e aspectos legais).
  • Dhana Lakṣmī - Ela é a doadora do todo tipo de riqueza. 
  • Dhairya Lakṣmī- Ela nos dá força e coragem para enfrentarmos qualquer sacrifício.

Yā Devī Sarvabhūteṣu Lakṣmīrūpeṇa samathitā
Namastasyai Namastasyai Namastasyai  namo namaḥ





                                                                OM TAT SAT  

Adriana Moll

Nenhum comentário:

Postar um comentário