Adriana Moll

Buscadora da verdade intrínseca a todos os seres da criação, inspirada e conduzida pela grandeza da Tradição Védica Indiana, pela Autocura e Autocultivo da beleza e da graça femininas que permeiam a mágica da Śakti Universal.
Harih Om

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Festival das luzes




Dīpāvali 



Harih OM 


Dīpāvali é conhecido na Índia como festival das luzes. É celebrado uma vez ao ano com muita alegria e devoção por todo o povo e celebra, entre outras histórias da Tradição Védica, a destruição de Narakasura por Kṛṣṇa, restituindo o valor do Dharma sobre o Adharma. Também comemora a entrada de Rāma e Sītā em Ayodhya, após anos de exílio na floresta.

Dīpāvali é um grande festival indiano e uma importante data para o hinduísmo. É comemorado no primeiro dia do mês lunar de Kartika, que ocorre entre os meses de outubro e novembro. Lamparinas são acesas para atrair as bençãos e graças de Mahālakṣmī, aquela que é a senhora de toda a riqueza material e sutil, representação da beleza e alegria, deusa da prosperidade e da fortuna.


Simbolicamente, as lamparinas acesas representam a chama do conhecimento que afasta a confusão, jogando luz e revelando Brahman, que é a verdadeira natureza, essência brilhante presente em  cada indivíduo. Este reconhecimento é a grande fortuna que deve ser almejada. As luzes significam a comemoração da vitória do Dharma sobre o Adharma, ou seja, a chegada do conhecimento e o afastamento da escuridão da ignorância.

Por meio da luz do conhecimento, fogo eterno que consome e destrói falsas identificações, é possível ver no escuro da caverna do nosso coração, onde está sentada a verdade plena que é a realidade  absoluta e a base do nosso “ser “, aquele que não é diferente ou afastado da substância que sustenta e mantêm o universo funcionando.

Dizem que nesta noite, Mahālakṣmī, aquela  que contêm a totalidade do conhecimento, tanto material quanto espiritual, a Mãe Divina que é fonte de todo o poder, passeia pelo mundo, visitando as casas e distribuindo suas bençãos de amor e abundância, enchendo nossos corações de alegria e nossa mente de clareza e sabedoria.



OM TAT SAT  




Adriana Moll





Nenhum comentário:

Postar um comentário