Harih OM
Dharma
O conhecimento da Índia é profundo como o oceano e envolve muitas facetas do viver humano. O Conhecimento Védico tem sido preservado até hoje, guardando uma riqueza incrível e milenar, mas extremamente atual, importante e muito valiosa.
Somos abençoados pela Tradição Védica, que é assim conhecida por possuir sustentáculo no conhecimento dos Vedas, por intermédio de seus maravilhosos mestres e professores que dedicam e dedicaram suas vidas a honrar e enaltecer este espetacular tesouro que nos foi trazido pela determinação, força e coragem de todos os sábios e gurus pertencentes a esta corrente de sabedoria ancestral.
Eles nos ensinam o verdadeiro proceder, âmago do conceito de dharma e seu estilo de vida que defende a postura do agir correto e digno, vivenciando uma vida de verdade, clareza e retidão, resultando numa forma de pensar alinhada ao falar e ao agir.
O Sanātana Dharma, conhecimento perene que vem junto com a humanidade, continua vivo e presente nos corações e mentes dos milhões de indianos que, ainda hoje, se dedicam a aprofundar e vivenciar sua riqueza e desvendar seus sagrados conhecimentos. Essa coerência é muito importante para que se obtenha um equilíbrio no viver particular diário e nos relacionamentos familiares e sociais. Isso faz muita diferença!!!
Um grande exemplo, no Simbolismo Védico, de proteção ao dharma, nos é dado por Rāma , que com a história de sua vida nos encanta e ensina a real grandeza de se vivenciar e experienciar o dharma em nossas atitudes e nas situações que se colocam em nosso cotidiano.
Para proteger a humanidade de extraordinários perigos, causados por asuras e resguardar os Valores Universais e o Dharma, Viṣṇu, toma a forma humana e nasce como o príncipe Rāma para manter a ordem cósmica em funcionamento.
No Simbolismo Védico, Rāma e Kṛṣṇa nos deixaram como lembrança e ensinamento, os seus maravilhosos exemplos de vida. Foram os grandes defensores e guardiões do dharma, lutaram o bom combate, não só o bom combate, mas também o correto, o honesto e verdadeiro combate, aquele que só pode ser travado quando a mente está direcionada pelos valores e centrada no “Eu Verdadeiro”que é a base de todos nós.
Adriana Moll
OM TAT SAT
Conversa com Ana Castilhos Sobre Dharma
Nenhum comentário:
Postar um comentário